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Estou em home office e a procrastinação me pegou, socorro

Hoje me perguntaram como evitar a procrastinação estando em Home Office, ou, em bom português, em trabalho em casa.

Procrastinar é empurrar as coisas com a barriga, para você que não sabe.

É como quando você está em casa tendo que escrever um artigo como este para o seu blog, mas sobe e desce as escadas meio perdida, perguntando-se: o que eu tenho que fazer mesmo?

Em outras palavras, procrastinação é isto:

Falando como uma procrastinadora das boas, eu não posso chegar afirmando que você tem que fazer isso ou aquilo. Por outro lado, apesar de eu me pegar procrastinando estando em home office vez ou outra, eu consigo, sim, aplicar duas ações que evitam que eu procrastine.

1ª coisa que faço: uma checklist

Uma das coisas que eu faço, e isso é quase todo dia, é logo cedo organizar uma checklist bonitona. Em português: lista de verificação.

Acho que isso é bom até para quem está trabalhando tanto do trabalho (do escritório), quanto de casa.

Como eu faço isso desde que mudei do escritório para casa (mais de um ano atrás), posso afirmar com consciência leve que esse negócio funciona para esse contexto de home office, sim.

Como fazer uma checklist

Dica que fica: você não vai fazer uma checklist do tipo: “comprar ovos, salada, leite, carne”.

A checklist que você vai fazer é do tipo que os astronautas e cirurgiões usam para não esquecerem dos detalhes que importam.

Como as pessoas acham que são as checklists

Você acha que a checklist dos astronautas é como a de cima? Não. Não é. Os astronautas têm checklists bem detalhadas. Por isso que eles são corajosos o bastante para ir para o espaço.

Sendo assim, coloque os detalhes que importam em sua checklist.

Coloque em sua checklist o passo a passo de verdade.

  • o que fazer primeiro?
  • ah é? e se der errado?
  • que email mandar?
  • ligar para quem?
  • salvar em que pasta?

Importante: faça checklists para as tarefas que exigem um passo a passo detalhado.

2ª coisa que faço: pomodoro neles

Esse aqui não é todo dia, não. Esse aqui é só quando eu estou quase chegando no vermelho com as minhas tarefas.

(ou seja, não é todo dia, é tipo como aquele menino esquisito do filme O Sexto Sentido fala, é todo o tempo)

O que eu faço são várias partes de pomodoro.

Que diabo é pomodoro

Pomodoro é um negócio que você usa para se forçar a fazer uma tarefa importante e específica.

Como fazer UM pomodoro

  1. coloque um cronômetro de 25 minutos no seu celular. Neste tempo, você vai focar forte na tarefa que você tem que realizar.
  2. depois disso, pare por 5 minutos no máximo, para beber uma água.
  3. coloque mais uma vez um cronômetro de 25 minutos no seu celular. Mesma coisa, aqui: você vai focar forte na tarefa a ser realizada.
  4. depois disso, pare por mais 5 minutos para, digamos, fazer um xixi.
  5. coloque mais uma vez o cronômetro de 25 minutos para o tal do foco total.
  6. depois disso, mais 5 minutos para, sei lá, fazer um exercício de respiração.
  7. coloque mais uma vez o cronômetro de 25 minutos para o foco total.

Acima, eu descrevi um ciclo de pomodoro, que representa nada mais nada menos que 2h inteiras de foco total na sua grande tarefa do dia.

São 4 partes de 25 minutos, com três intervalos de 5 minutos.

IMPORTANTE:

No seu intervalo de 5 minutos de pomodoro, faça atividades do tipo:

  • beber água;
  • tomar um café;
  • comer uma banana;
  • fazer um pouquinho de meditação, dar uma respirada gostosa;
  • fazer um xixizinho.

O que você deve entender da lista acima?

  • O seu momento de intervalo não é para entrar em redes sociais.
  • O seu momento de intervalo é para uma atividade rápida, que não te distraia do que você estava fazendo.

Um dos piores inimigos do foco é quando você quebra sua atividade com outras atividades, e as redes sociais, especialmente o Whatsapp, te dão outras atividades sem você pedir.

Em síntese, se este é o momento do foco, este é o momento do foco.

Por que pomodoro é massa?

Com os pomodoros, eu acabo focando melhor, e por focar melhor eu finalizo as tarefas bem mais rapidamente.

Isso me permite ganhar um tempão mais tarde para jogar Mario Bros, assistir a uma televisãozinha, ler um livro, passear com as cadelas ou, quem sabe, sair para comer uma pizza de boa, tipo que nem a Julia Roberts no Comer, Rezar, Amar.

Como foi bom ter feito aqueles pomodoros.

Então tá bão, agora vá você fazer as suas checklists e seus pomodoros.

Eu estou por aqui como sempre, umas duas vezes por semana, falando sobre esses temas relevantes para o trabalho.

Um abraço da Carol.